builderall

reduzir custos vsm contabilidade

10 dicas para você reduzir custos na sua empresa

Já foi o tempo que bastava ter bom preço para ganhar o mercado. Hoje, diante de uma concorrência cada vez mais difícil, é preciso ter preço, atendimento, produtividade e redução de custos. Volume de vendas não garante mais uma boa margem de lucro líquido, ainda mais em tempos de crise.

Para ajudar você a garantir uma boa margem de lucro líquido, a VSM Gestão Contábil preparou esse verdadeiro passo a passo, com 10 dicas para você reduzir custos na sua empresa. São dicas que realmente trazem resultados, porque fazem parte do dia a dia de empresas vitoriosas, que buscam a produtividade, a eficiência e a redução de custos de forma efetiva e inteligente.

Leia esse conteúdo até o final e saiba como reduzir os custos na sua empresa. Se precisar, estamos aqui para lhe oferecer todo apoio, combinado?.

Por que reduzir custos é tão importante?

Todo empreendedor sabe que não basta vender muito; é preciso vender muito e bem. Mais do que vender muito, é preciso vender corretamente, fidelizando o cliente e alcançando uma boa margem de lucro líquido.

Um mercado cada vez mais competitivo não está mais centrado tão somente no preço, no bom atendimento prestado e na produtividade da empresa. Os resultados aparecem de forma sustentável e contínua quando o preço é bom para o consumidor, atraindo-o a fechar o negócio, e quando há produtividade e redução de custos, que permitem uma melhor margem líquida.

Reduzir custos é fundamental porque torna sua empresa mais competitiva. Não adianta simplesmente acompanhar os preços da concorrência, sem alcançar os resultados esperados. Um preço mal estipulado pode trazer sérios prejuízos para o negócio.

Portanto, para enfrentar a concorrência é preciso ter preços competitivos, alta produtividade e redução de custos. Boas vendas dependem deste tripé. Uma gestão eficiente, sem desperdícios e com redução de custos, permite que a empresa seja competitiva e conquiste sua fatia do mercado.

Persiga a eficiência constantemente

A maior de todas as inimigas do desperdício é a eficiência. Portanto, a eficiência é a melhor amiga da redução de custos, da produtividade e dos melhores resultados. Ela deve ser perseguida constantemente, por todos os setores de sua empresa. Ser eficiente é trabalhar corretamente pelo lucro real.

É preciso ser eficiente nas vendas, nas compras, na gestão financeira, no controle do estoque, nas relações humanas, nas negociações, na precificação dos produtos ou serviços prestados e até mesmo na busca pela eliminação de desperdícios e pela redução de custos. Mas o que é ser eficiente? Em resumo, fazer o melhor, com menos tempo e menos gastos, sem perder qualidade.

Persiga a eficiência constantemente, mas jamais abra mão da qualidade!

A contabilidade é uma excelente ferramenta de redução de custos

A contabilidade efetivamente pode auxiliar na redução de custos da sua empresa? Claro que sim, e contar com ela é tão importante que vamos falar disso antes mesmo de enumerar as dez dicas para você reduzir custos na sua empresa.

É absolutamente ultrapassada a ideia de que a contabilidade serve tão somente para emissão de guias de impostos, gestão da folha de pagamento e para cumprir com as obrigações burocráticas rotineiras. A contabilidade moderna trabalha a favor do resultado, por meio de análises, gráficos e relatórios que apresentam a verdadeira saúde financeira do negócio e são utilizados para a tomada de decisões.

Assim, contar com uma contabilidade consultiva, que apoie efetivamente a gestão do negócio, é um passo decisivo na redução de custos de uma empresa. Portanto, investir nisso é investir numa gestão mais produtiva, mais assertiva, com menos erros e desperdícios e, consequentemente, com redução de custos.

Quer um exemplo? Um bom planejamento tributário pode resultar na diminuição da quantidade de impostos pagos, e, assim, reduzir efetivamente os custos, melhorando os resultados alcançados. Outro? Uma gestão financeira profunda, especializada e proativa identificará gargalos e os resolverá, também reduzindo custos.

Convoque o seu contador para uma boa conversa sobre redução de custos. Ele certamente poderá contribuir para que seus objetivos sejam alcançados. Temos certeza disso porque nossa contabilidade é voltada para os resultados e apoia e promove a redução efetiva de custos.

10 dicas para você reduzir custos na sua empresa

A redução de custos é uma questão de sobrevivência para todas as empresas, deve ser perseguida continuamente, mas como fazê-lo? Listamos as 10 melhores dicas para você reduzir custos na sua empresa:

  1. Adote um planejamento financeiro contínuo. A contabilidade deve promover uma gestão financeira profunda, identificando erros, inconsistências e gargalos, o que certamente ajudará a reduzir custos. Identifique custos fixos e variáveis e veja onde é possível mexer.
  2. Automatize os processos. Sua empresa ganhará produtividade e cortará custos. Lembre-se de que o mercado oferece uma série de softwares e aplicativos gratuitos, que ajudarão nas tarefas do seu dia a dia. O Whatsapp, por exemplo, é uma excelente ferramenta de comunicação para a equipe e com os clientes, e não custa um centavo sequer.
  3. Terceirize serviços, que poderão ser feitos por especialistas, com mais qualidade e a custos menores. A gestão financeira, por exemplo, poderá ser feita por um escritório contábil especializado, sem a necessidade de você montar uma equipe somente para isso.
  4. O desperdício é o inimigo a ser eliminado. Nós temos certeza de que você consegue, com um pouco de controle, diminuir sua conta de energia em pelo menos 30%.
  5. Renegocie contratos. É claro que você precisa estabelecer parcerias, e mudar de fornecedor toda hora inviabiliza isso. Não se trata de fazer um leilão a todo momento, mas acompanhe os preços do mercado e negocie com os fornecedores.
  6. Trabalhe com metas e mensure os resultados constantemente.
  7. Busque pela produtividade. Quanto mais produtividade, menores são os custos. Otimize processos. Busque fazer mais e melhor, em menos tempo.
  8. Conquiste o apoio de sua equipe na busca pela redução de custos. Você pode fazer um programa de redução, com premiação para aqueles que derem ideias efetivas, que tragam redução de custos. Envolva o time.
  9. Invista em capacitação e treinamentos, sempre com foco nos resultados e redução de custos.
  10. †Saiba identificar o que é de fato supérfluo. Isso é custo desnecessário, não tenha dúvidas.

Jamais abandone a qualidade

É impossível pensar em redução de custos quando há perda de qualidade. Uma pequena pizzaria pode até economizar um bom dinheiro mudando de fornecedor de muçarela, mas se o produto for de qualidade inferior, os resultados negativos logo irão aparecer: clientes deixarão de pedir a pizza, insatisfeitos com a queda de qualidade, e o lucro obtido com a mudança de fornecedor se transformará em prejuízo.

Portanto, é preciso promover redução de custos sem afetar a qualidade dos produtos ou serviços prestados. É preciso promover cortes de custos inteligentes, que se justificam e que não se transformem, depois, em prejuízos.

Nós podemos te auxiliar, com uma contabilidade comprometida e inteligente

A VSM Gestão Contábil e Empresarial é uma empresa de †contabilidade em Belém que trabalha com uma contabilidade focada no resultado do cliente. Por meio de uma assessoria contábil gerencial, apoiamos a gestão empresarial, inclusive na identificação de oportunidades de redução de custos.

Sabemos que a contabilidade é uma excelente ferramenta de controle, e a utilizamos de uma forma consultiva e geradora de resultados. Você tem alguma dúvida sobre como usar a contabilidade a favor dos resultados e como meio de reduzir custos? Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas. Estamos prontos para lhe apoiar!