builderall

controle financeiro vsm contabilidade

Quando pensei neste tema para escrever para vocês, logo me veio à cabeça a figura do Tio Patinhas, lembram-se deste personagem? Ele nadava nas suas moedas, no caixa-forte, e sabia exatamente quanto tinha, centavo por centavo.

Extraindo o lado de sua sovinice e de sua avareza , tem ótimas lições para nos dar sobre dinheiro e finanças.

No mundo real, no mundo do empreendedorismo, contar cada centavo é fundamental para o seu negócio. As análises financeiras precisam ser exatas, até para que a gente possa tomar decisões certas. E, claro, para a gente medir o sucesso da nossa empreitada. Aprendi em anos e anos trabalhando com todo tipo de empresa e negócio que os números nunca mentem, mas eles precisam ser sempre precisos.

Por que contar cada centavo?

Mas por que contar cada centavo é fundamental para o seu negócio? Porque o lucro líquido, aquele valor que realmente sobrará, depende de inúmeros indicadores, como custos variáveis, custos fixos, margem de lucro, margem de contribuição, lucro operacional antes e depois dos investimentos e ponto de equilíbrio, entre tantos outros. E como avaliá-los sem precisão? Como saber exatamente onde há espaço para melhorias e onde os erros trazem prejuízo sem contabilizar cada centavo?

É claro que quando falo em contar cada centavo, estou usando uma imagem para dizer o quanto o planejamento financeiro é importante para o seu negócio. Enxergar os números com exatidão é saber como está a saúde de sua empresa. E o sucesso do negócio depende desta saúde, não é verdade?

Por que é errado não contar cada centavo?

Eu já vi muitos empreendedores no vermelho, ou faturando muito pouco, embora as vendas fossem boas. Mas como isso acontece, me perguntam sempre? Por que os resultados não aparecem?

É claro que cada caso é um caso, e deve ser analisado individual e particularmente, e é isso o que fazemos lá na minha empresa. Mas, em geral, eu posso dizer que a maior parte dos problemas vem da falta de uma gestão financeira. Ou seja, quando a empresa não conta cada centavo.

Vou dar um exemplo: o que significa se você não contabilizar gastos como, por exemplo, o cafezinho e o pãozinho de todas as tardes, o valor do táxi que os funcionários gastam quase que diariamente para visitas aos clientes, os almoços pagos e até mesmo aquele cartucho de tinta para a impressora que foi comprado de urgência porque a impressora parou de imprimir?

Sabe o que significa? Que o seu lucro não está bem analisado. Significa que você está gastando muito mais e não está contando cada centavo destes gastos, comprometendo os números finais do negócio. Daí, você acha que está lucrando X, mas na verdade o lucro é de Y, bem menor. Mas por que será? Por conta dos centavos não contabilizados!

A importância da gestão financeira

Planejar suas finanças, saber exatamente como estão seus números, é fundamental para a saúde da sua empresa. É a partir daí que você poderá avaliar o resultado do seu negócio, poderá saber se os lucros são consistentes, onde há espaço para acertos, onde se pode melhorar e, principalmente, onde há erros que prejudicam o seu resultado.

Para fechar, quero lembrar que uma pesquisa do Sebrae indica que um dos seis principais erros que levam uma empresa à falência é o descontrole do fluxo de caixa. E o que é controlar o fluxo de caixa senão contar cada centavo da sua empresa?

My Image

Vânia Trindade é founder & CEO na VSM Gestão Contábil e Empresarial, onde atua nas áreas Contábil, Gerencial, Custos, Controladoria e Gestão de Tributos. Colunista do blog Donadelas
@vaniavsm