builderall

hobby negocio lucrativo vsm contabilidade

Eu tenho vários amigos e clientes que transformaram seus hobbies em um negócio e, hoje, são empreendedores de sucesso. Eles começaram estas atividades como uma válvula de escape para a pressão do dia a dia, em busca de diversão e relaxamento, mas o que produziam alcançou tamanho sucesso que acabaram largando suas atividades profissionais, fazendo do hobby o exercício profissional principal.

Mas será que meu hobby pode virar um negócio lucrativo? Quando é possível perceber que vale a pena transformar uma atividade de passatempo em um novo empreendimento? Como descobrir se o hobby tem potencial para se tornar um empreendimento de sucesso?

Eu sempre repito que a atividade empreendedora não tem uma fórmula matemática única; é a conjunção de inúmeros fatores. E o que cabe na história de empreendedorismo de uma pessoa não necessariamente servirá para outra empreendedora. Mas a gente acaba aprendendo algumas condições básicas para realizar um negócio de sucesso, e eu vou falar de quatro pontos específicos que precisam ser verificados para saber se meu hobby pode virar um negócio lucrativo.

hobby negocio vsm contabilidade

4 premissas para saber se o meu hobby pode virar um negócio lucrativo

  1. Como monetizar o hobby? Será que o seu hobby pode gerar lucro? O valor que você conseguirá cobrar dos seus clientes cobrirá todos os custos de produção, incluindo matéria prima e o seu próprio trabalho, e ainda sobrará um bom lucro? É viável financeiramente transformar o hobby em um negócio? Você precisa saber tais respostas e isso é condição básica para meu hobby virar um negócio lucrativo.

  2. Qual será o meu público consumidor? Você precisa saber quem poderá consumir o se produto, onde essa pessoa está e como alcançá-la. Se você produz algo específico demais, que interessa a um grupo minúsculo de pessoas que estão longe de você, talvez seu hobby não se transforme em um negócio de sucesso. Mas se é algo que tem grande aceitação do grande público, as chances de sucesso são bem maiores.

  3. Olhe para a futura concorrência. Veja quem faz empresarialmente o mesmo produto que você e aprenda muito sobre o seu futuro negócio assim. Essa observação lhe dará condições para pensar se o seu hobby pode se transformar em um negócio de sucesso.

  4. †Você está preparada para se transformar em uma empresária? Tem mentalidade empreendedora? Uma coisa é produzir bolos lindos e deliciosos para sua família, outra é fazê-lo em larga escala, para gente que você nem conhece. O prazer da atividade de passatempo irá mudar sensivelmente se você a transformar em um negócio. O que era uma atividade de lazer passará a ser uma atividade empresarial, cheia de compromissos e desafios. Está preparado para isso? Quer isso para você?

O fato é que muitas empreendedoras de sucesso começaram justamente assim, transformando aos poucos seu hobby em um negócio, profissionalizando a atividade. E hoje têm orgulho e prazer de sua condição empresarial. Pense, reflita, converse com sua família e com amigos próximos, faça experiências e descubra se o seu hobby pode se transformar em um negócio de sucesso. De repente, há, ali, uma excelente oportunidade de crescimento profissional! E se precisar de ajuda, lembre-se: estou à sua disposição! Pode contar comigo.

My Image

Vânia Trindade é Founder & CEO na VSM Gestão Contábil e Empresarial, colunista do blog @donadelas. Atua nas áreas Contábil, Gerencial, Custos, Controladoria e Gestão de Tributos