builderall

reduzir custos vsm contabilidade

 

Já foi o tempo quando as empresas podiam trabalhar com margens de lucro maiores, na busca por bons resultados. A enorme concorrência atual e a determinação do cliente na busca pelo menor preço têm achatado cada vez mais as margens de lucro, obrigando as empresas a trabalhar muito mais para alcançar seus objetivos de faturamento. O corte de custos, hoje, é uma condição inerente a qualquer negócio, seja do ramo que for.

 

As empresas que não se preocupam com isso estão fadadas ao fracasso, não tenha dúvidas disso. Mas, por onde posso começar para cortar custos? É muito importante que a redução de custos seja um tema recorrente no seu negócio e seu time esteja sempre atento a qualquer oportunidade para que isso aconteça. Eliminar desperdícios é a melhor e mais eficiente forma de cortar custos, mas não a única.

 

A automação do trabalho é uma excelente forma de diminuir custos. Alguns processos automatizados reduzem as despesas sensivelmente e sempre que possível devem ser adotados. Além de reduzir custos, traz eficiência, não é verdade? A terceirização também pode significar economia porque muitas vezes uma atividade interna, com pessoal contratado pelo regime da CLT, custa mais caro do que a prestação do serviço por uma firma terceirizada. Manter negociações com fornecedores, em busca das melhores condições e preços, também traz economias certas. E, claro, é preciso ter todo o cuidado com os seus custos financeiros, olhando para o seu capital de giro e estoque.

 

Não há uma regra específica sobre o assunto, senão a máxima de que para cortar custos é preciso conhecer muito bem o seu negócio. Analise-o constantemente, persiga a redução de custos, mas tenha cuidado ? cortar custos tem limites ? o mesmo não pode afetar a qualidade do seu produto ou serviço. Conheça muito bem seus custos fixos e variáveis e veja onde é possível mexer.

 

Cuide da sua gestão financeira, utilize softwares de gestão empresarial, procure melhorar sempre seus processos internos, envolva sua equipe profissional nesse propósito e analise constantemente a lucratividade de seus produtos ou serviços. As vezes, optar pela descontinuidade de um produto ou um serviço de baixa lucratividade (ou até mesmo prejuízo) é a melhor solução a se tomar.

 

A redução de custos tem impacto imediato na lucratividade e, assim, nos resultados da empresa. Além disso, torna o seu negócio muito mais competitivo, em um mercado cada vez mais difícil. Nunca se esqueça de que o sucesso de um empreendimento não depende apenas do quanto ele fatura, mas também do volume de gastos. Não adianta se matar de trabalhar, efetuar um número maravilhoso de vendas e aferir um lucro mínimo, que mal remunera os acionistas, não é verdade? Portanto, eliminar desperdícios também é fundamental no nosso dia a dia.

 

Por exemplo, quando se trata de conta de celular, será que sua empresa consome tudo o que o seu plano oferece? Que tal pesquisar outros planos de sua operadora de telefonia? Copo descartável, não seria mais sustentável lavar o seu copo que usar um copo descartável? Já parou para analisar o que você anda jogando no lixo, que poderia ser evitado comprando menos quantidades? As luzes da empresa ficam todas acesas, mesmo quando não há alguém no cômodo?

 

Cortar custos é preciso, mas precisamos saber fazê-lo. Pense nisso e mãos à obra!

 

My Image Vânia Trindade, é Founder & CEO na VSM Gestão Contábil e Empresarial, onde atua nas áreas Contábil, Gerencial, Custos, Controladoria e Gestão de Tributos.