builderall

gestao financeira pequenas empresas vsm contabilidade

Mais do que abrir uma empresa, o seu maior desafio como empresário, empreendedor, gestor é se manter vivo no mercado. E se você não possui o conhecimento e entendimento mínimo sobre gestão financeira, com certeza vai enfrentar grandes dificuldades, viver sob pressão, sem dormir direito, desmotivado e sem ter prazer e satisfação com o seu negócio.

Várias pesquisas apontam que mais de 50% das pequenas empresas no Brasil fecham antes dos 2 anos de abertura. E um dos principais motivos dessa estatística é a falta de ou pouco planejamento financeiro. Por isso nós da VSM Gestão Contábil e Empresarial somos especialistas em gestão financeira de pequenas e médias empresas e vamos te ajudar nessa missão. Então, por favor dedique apenas 3 minutos do seu tempo agora e leia esse texto até o final. Vamos juntos!

O que é gestão financeira?

De uma maneira simples, didática e objetiva a gestão financeira nada mais é do que fazer de forma sistemática o controle financeiro dos recursos da empresa. Dessa forma é possível fazer planejamento, análises, plano de ação e tomar decisões inteligentes para ter um negócio rentável e lucrativo.

Por meio de uma gestão financeira efetiva é possível ter controle total das contas a pagar, das contas a receber, do fluxo de caixa, do capital de giro e saber de fato os resultados da empresa (lucro ou prejuízo) todos os meses e dessa forma evitar possíveis surpresas desagradáveis.

Então podemos dizer que a gestão financeira é o coração da empresa que controla a entrada e saída de recursos para manter a empresa viva e saudável todos os dias.

Em um mercado cada vez mais competitivo e acirrado, a empresa que não tem uma gestão financeira confiável e segura, simplesmente não consegue crescer com previsibilidade.

O que é preciso para você ter uma boa gestão financeira

Para ter uma boa gestão financeira, é necessário que você tenha o registro, o controle e o acompanhamento diário dos seguintes itens:

Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é a principal ferramenta para que a empresa não fique no vermelho e tenha que buscar empréstimos com altos juros no mercado.

Quando você acompanha e monitora regularmente o fluxo de caixa, é possível saber exatamente o que entra e o que sai todos os dias, fazer as projeções com segurança de curto, médio e longo prazo, fazer um planejamento confiável para manter todas os pagamentos em dia sem surpresas e tomar decisões sobre possíveis investimentos futuros.

A nossa recomendação é utilizar um bom software para registro de todas as informações para ter mais produtividade e agilidade na geração de informações e tomadas de decisões estratégicas seguras e confiáveis.

Gestão de Contas

Para o cumprir a missão de ter controle efetivo do fluxo de caixa é fundamental também ter o controle dos pagamentos e das cobranças diariamente. Portanto as datas e os prazos de pagamentos devem estar alinhados com o fluxo de entrada de dinheiro para garantir a disponibilidade de recursos antes das contas vencerem.

Capital de Giro

O capital de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa tem disponível para aplicar. Podemos dizer que é uma reserva de segurança que garante o funcionamento do negócio, podendo ser utilizado em situações emergenciais, como por exemplo, para pagar folha de pagamento ou compra de produtos para o estoque.

Para você fazer uma boa gestão do capital de giro é preciso entender em detalhes o prazo médio entre fazer uma compra com os fornecedores e receber dos clientes os valores das vendas realizadas.

Gestão de Notas Fiscais

Emitir notas fiscais da venda de produtos ou serviços é uma obrigação de toda e qualquer empresa, pois é a partir desse procedimento que são calculados os impostos. Por isso recomendamos emitir e guardar todas as notas fiscais emitidas nos últimos cinco anos, para evitar qualquer tipo de problema na hora de prestar contas com o fisco.

Gestão do Estoque

O estoque é um elemento essencial para a saúde financeira de qualquer empresa. Daí a importância de ter controle total sobre ele para evitar que o dinheiro da empresa fique parado em produtos que não giram e com isso você tenha prejuízos.

Planejamento Financeiro

O planejamento financeiro permite que você tenha muito mais segurança na utilização estratégica dos recursos da empresa. Com ele você vai tomar decisões mais assertivas, fazer investimentos inteligentes, promover redução de custos e acompanhar os indicadores de performance da empresa para trabalhar sempre com foco em lucratividade e rentabilidade.

Um resumo final com orientações para você melhorar e otimizar a gestão financeira da tua empresa.

  1. Faça o controle efetivo do faturamento e do recebimento diário.
  2. Faça a organização e o controle das contas a pagar, a receber e da cobrança.
  3. Faça o registro e controle sistemático dos custos fixos e variáveis.
  4. Mantenha sempre uma reserva financeira emergencial (Capital de Giro).
  5. Tenha controle total do estoque. Compre apenas o necessário.
  6. Utilize um software de gestão financeira que seja simples, prático e confiável.
  7. Estabeleça objetivos e metas financeiras mensais.
  8. Faça o acompanhamento e monitoramento do fluxo de caixa diariamente.
  9. Faça o acompanhamento da lucratividade e rentabilidade mês a mês.
  10. Promova reduções de custos sempre que necessário. Tenha clareza do que é prioridade, do que é essencial e do que é supérfluo.

Caso você tenha alguma dificuldade para colocar tudo isso em prática sozinho, conheça o nosso serviço de CONSULTORIA FINANCEIRA. Temos uma equipe de especialistas preparada para ajudar você a ter o controle financeiro total das finanças da tua empresa.

Clique na imagem abaixo e conheça o nosso serviço de CONSULTORIA FINANCEIRA

My Image