builderall

My Image

Quem de nós, empreendedoras, nunca se perguntou sevale a pena pedir empréstimo? Eu não conheço sequer um empresário que jamais tenha se questionado sobre essa possibilidade, em algum momento do seu negócio. Afinal, inúmeras situações que enfrentamos no nosso dia a dia empresarial seriam mais facilmente resolvidas com a tomada de umempréstimo, seja para a manutenção do negócio ou mesmo para garantir a empregabilidade, não é verdade?

Antes de tudo, é preciso deixar bem claro quepedir um empréstimonão é vergonha para ninguém. Na atividade empresarial, oempréstimoé uma ferramenta muito útil e importante, que deve ser utilizada sempre que necessária. A questão, na verdade, é:quando pedir um empréstimo vale a pena?

Primeiramente, você deve responder as seguintes perguntas:

  1. Qual valor de recursos o meu negócio necessita?Essa é uma dificuldade que percebo ser recorrente entre os empreendedores: não saber definir o valor que necessitam.

  2. Qual o custo desse crédito?Dever dinheiro a um banco ou a uma financeira, por exemplo, pode resolver um problema momentâneo e nos salvar de um sufoco, mas existe juros, e juros altos e as condições de crédito pioraram ainda mais devido ao ambiente de incertezas causado pela pandemia. Também há linhas de financiamentos específicas para as empresas, que podem ser mais baratas como, por exemplo, o cartão BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social);

  3. Onde esse recurso será aplicado?Não é recomendado contrair empréstimos para cobrir rombos do negócio, a não ser que esse negócio apresente capacidade de gerar receita adicional. O recurso oriundo do empréstimo precisa gerar mais recursos! Dependendo se empréstimo ou financiamento, existem linhas de créditos direcionadas para cada finalidade, onde é possível negociar taxas mais baratas.

Um empréstimo também pode ser destinado para abertura de um novo ponto de venda, comprar mais computadores para a empresa, ampliar a produção, lançar um novo produto, e tudo isso requer recursos para acontecer.Qual a capacidade de pagamento do meu empreendimento?Antes de buscar por um empréstimo, é preciso projetar a capacidade de pagamento da dívida, avaliando sempre dois cenários, o otimista e o pessimista.

O que não podemos fazer é recorrer a um banco ou uma financeira em demasia. Se isso está acontecendo, algo está errado. Se toda hora você se faz essa pergunta ?vale a pena pedir um empréstimo?? há algum problema sério de gestão em sua empresa, e é preciso estudar o que está acontecendo e adotar medidas corretivas.

Pesquise, pesquise e pesquise antes de assinar o contrato doempréstimo. Saiba exatamente do quanto precisa e saiba, também, o verdadeiro custo do empréstimo, ou seja, o seu custo efetivo total (CET). Mas, fundamentalmente, saiba por que você está precisando doempréstimo. É preciso ter consciência do motivo, para, em outro momento, isso não se repetir.

VÂNIA TRINDADE é Founder & CEO na VSM Gestão Contábil e Empresarial, onde atua nas áreas Contábil, Gerencial, Custos, Controladoria e Gestão de Tributos. Colunista do site Donadelas:http://www.donadelas.com.br/@vaniavsm