builderall

perdendo dinheiro com estoque vsm contabilidade

 

Parece óbvio, mas muitas empresas não levam a sério a importância de manter sob controle seus estoques, algumas nem inventário físico fazem!

 

Lembro de um cliente que me procurou, muito preocupado, porque estava tendo problemas com o seu fluxo de caixa. Não conseguia entender porque estava no vermelho, afinal as vendas iam bem. Sentamos juntos, analisamos a situação, e eu fui direta no ponto: qual o tempo que seu estoque tem girado? Você sabe qual é o giro ideal para a sua empresa? Ele achava que gerenciar o estoque era tão somente encher a geladeira de muçarela (ele é um pizzaiolo de mão cheia), e era ali que estava pecando.

 

O estoque demanda muito investimento do empresário. É caro mantê-lo. Não há dúvidas que é um item fundamental na gestão do negócio, afinal sem muçarela (no caso do meu cliente) não há pizza, e sem pizza não há faturamento. Mas é preciso estabelecer o nível de estoque ideal para fugir de problemas e até prejuízos.

 

No caso do meu cliente, é fácil entender que muçarela demais pode estragar se não utilizada e é preciso ter o produto sempre fresco, com qualidade. Mas não importa o que está se estocando, porque em excesso o produto não tem liquidez e em falta você perderá vendas. Como resolver essa conta? Qual é o tempo ideal do estoque? Acredito que você já entendeu a importância desse assunto, não?

 

Existe algumas formas de calcular o nível de estoque ideal, e uma das melhores metodologias é a classificação ABC. Por meio dela, o empresário identificará a demanda de cada produto e a periodicidade que ele sai do estoque.

 

Por isso da importância de entender o giro de estoque ideal, que é o número de vezes que o estoque é vendido e substituído em um determinado período de tempo. A taxa de rotatividade do estoque é calculada pelas vendas, dividas pelo estoque. São ferramentas que ajudarão na gestão do estoque, mantendo-o em um nível que não gere despesas desnecessárias, descapitalizando a empresa, nem que falte produto para vender e lucrar.

 

O recado é esse: cuidar do estoque é fundamental para a sua empresa, e isso faz parte do caminho para o sucesso. Meu amigo pizzaiolo fez um trabalho de gestão de estoque e nunca mais teve esse problema. Dê atenção necessária ao seu estoque, pois ali pode estar estocado produtos e problemas de gestão também. Ah! A pizza desse meu cliente é deliciosa! Um dia, dou a dica para vocês, é de comer rezando?

 

 

My Image

Vânia Trindade é founder & CEO na VSM Gestão Contábil e Empresarial, onde atua nas áreas Contábil, Gerencial, Custos, Controladoria e Gestão de Tributos. Colunista do blog Donadelas
@vaniavsm